JOGO DAS PEDRAS
(O jogo está produzido para comercialização)
- 1. PREPARAÇÃO DO JOGO
- Tabuleiro com casas e caminhos.
- 14 pedras e 2 dados.
- 14 personagens escolhidas que tiveram alguma luta para a comunidade ou a humanidade: gente que vence as pedras colocadas no caminho (fotos ou nomes).
- 14 fichas com algumas informações ou frases destas pessoas.
- 10 Sementes de 6 tipos diferentes. (jogadores),
- Coloque as 14 fotos (nomes) em casas do tabuleiro, ‘de cabeça para baixo’.
- Coloquem 1 semente de cada jogador nas casas com fundo em branco.
- 2. ABERTURA DO JOGO
> Conversam sobre pedras na vida dos participantes e pedras na vida do povo.
> Conversam sobre sementes que precisam ser lançadas na sociedade.
> Para encerrar esta conversa,
- dizem nome de pedras que atrapalham a vida (ABUSO, INTOLERÂNCIA, DISCRIMINAÇÃO…) e colocam pedra em cima das fotos (ou nomes).
- Dizem o nome das sementes que trazem vida (PAZ, CIDADANIA, ESCUTA, ENTUSIASMO…) colocam algumas sementes no centro do jogo.
- 3. ANDAMENTO DO JOGO
- Joga-se o dado, um por vez, e anda-se o número de casas indicado no dado.
- Só se pode andar por onde há passagem e pelas casas livres de pedras.
- Se houver obstáculos e não houver saída, fica ali, esperando a próxima vez.
- O objetivo é que no último passo, do número do dado, se pare numa casa com pedra. Fica ali esperando até que outro chegue na casa.
- Quando 2 estiverem na mesma casa, podem levantar a pedra junto com a pessoa da foto.
- Alguém do grupo lê a ficha e pergunta: qual é a pedra? Depois: qual é a semente?.
- Um dos dois dá um nome para a pedra e comenta rapidamente os motivos para tirá-la.
- O outro dá um nome para a semente que precisa ser plantada, e os motivos para plantar.
- Colocam a pedra para fora e 2 sementes no centro do jogo (uma de cada um).
- As fotos vão ficando ao redor e as pedras também.
- Aí, cada um escolhe um outro jogador para lançar os dados 3 vezes com ele.
- Se consegue o mesmo número, o escolhido põe uma semente no meio do jogo.
- Se não consegue, perde uma semente, isto é, tira uma semente do centro do jogo.
> Termina o jogo quando todas as pedras forem tiradas.
- 4. OUTRA ALTERNATIVA PARA O MESMO JOGO.
> Todo o jogo cooperativo já é terapêutico, mas aqui pode-se jogar com uma versão mais direcionada para as boas relações e a compreensão mútua.
> No lugar dos nomes ou fotos de pessoas de destaque, coloca-se o nome das 6 pessoas que estão jogando e 6 pessoas que elas conhecem ali no bairro, na escola, em casa.
> O procedimento é o mesmo, mas quando se falar sobre as pedras, acentuam-se as dificuldades da pessoa, num ambiente de compreensão. E quando se falar sobre as sementes, acentuam-se os sonhos, as tentativas, os esforços de cada pessoa cujo nome vai aparecendo.
Criação: Antonio Salvador Coelho -
Inspiração: sofrimento e esperança do povo
Tabuleiro e arte: Alfredo Coelho