O Jogo das Pedras no Caminho

JOGO DAS PEDRAS

(O jogo está produzido para comercialização)

  1. 1.      PREPARAÇÃO DO JOGO
  • Tabuleiro com casas e caminhos.
  • 14 pedras e 2 dados.
  • 14 personagens escolhidas que tiveram alguma luta para a comunidade ou a humanidade: gente que vence as pedras colocadas no caminho (fotos ou nomes).
  • 14 fichas com algumas informações ou frases destas pessoas.
  • 10 Sementes de 6 tipos diferentes.  (jogadores),
  • Coloque as 14 fotos (nomes) em casas do tabuleiro, ‘de cabeça para baixo’.
  • Coloquem 1 semente de cada jogador nas casas com fundo em branco.
  1. 2.      ABERTURA DO JOGO

>  Conversam sobre pedras na vida dos participantes e pedras na vida do povo.

>  Conversam sobre sementes que precisam ser lançadas na sociedade.

>  Para encerrar esta conversa,

-  dizem nome de pedras que atrapalham a vida (ABUSO, INTOLERÂNCIA, DISCRIMINAÇÃO…) e colocam pedra em cima das fotos (ou nomes).

-  Dizem o nome das sementes que trazem vida (PAZ, CIDADANIA, ESCUTA, ENTUSIASMO…)  colocam algumas sementes no centro do jogo.

  1. 3.      ANDAMENTO DO JOGO
  • Joga-se o dado, um por vez, e anda-se o número de casas indicado no dado.
  • Só se pode andar por onde há passagem e pelas casas livres de pedras.
  • Se houver obstáculos e não houver saída, fica ali, esperando a próxima vez.
  • O objetivo é que no último passo, do número do dado, se pare numa casa com pedra.  Fica ali esperando até que outro chegue na casa.
  • Quando 2 estiverem na mesma casa, podem levantar a pedra junto com a pessoa da foto.
  • Alguém do grupo lê a ficha e pergunta: qual é a pedra? Depois: qual é a semente?.

- Um dos dois dá um nome para a pedra e comenta rapidamente os motivos para tirá-la.

- O outro dá um nome para a semente que precisa ser plantada, e os motivos para plantar.

  • Colocam a pedra para fora e 2 sementes no centro do jogo (uma de cada um).
  • As fotos vão ficando ao redor e as pedras também.
  • Aí, cada um escolhe um outro jogador para lançar os dados 3 vezes com ele.

- Se consegue o mesmo número, o escolhido põe uma semente no meio do jogo.

- Se não consegue, perde uma semente, isto é, tira uma semente do centro do jogo.

>  Termina o jogo quando todas as pedras forem tiradas.

  1. 4.      OUTRA ALTERNATIVA PARA O MESMO JOGO.

>  Todo o jogo cooperativo já é terapêutico, mas aqui pode-se jogar com uma versão mais direcionada para as boas relações e a compreensão mútua.

>  No lugar dos nomes ou fotos de pessoas de destaque, coloca-se o nome das 6 pessoas que estão jogando e 6 pessoas que elas conhecem ali no bairro, na escola, em casa.

>  O procedimento é o mesmo, mas quando se falar sobre as pedras, acentuam-se as dificuldades da pessoa, num ambiente de compreensão. E quando se falar sobre as sementes, acentuam-se os sonhos, as tentativas, os esforços de cada pessoa cujo nome vai aparecendo.

Criação: Antonio Salvador Coelho -

Inspiração: sofrimento e esperança do povo

Tabuleiro e arte: Alfredo Coelho

 

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