O Novo está no Ar

Rede do Cuidado no 32º Curso de Verão

Cursos 2019 | Inscreva-se

Cursos 2019 – PEDAGOGIA DO CUIDADO

JUNHO – 01 e 02/06 – PEDAGOGIA DO CUIDADO – ARTE 2

CORPO E MOVIMENTO – Dançante, Cantante, Brincante

Confira aqui a Programação dos Cursos que iremos fornecer em 2019

Você já pode se inscrever aqui no segundo curso: inscrições abertas!

 

 

Sejam bem vindos e bem vindas aos cursos da Rede do Cuidado 2019

ARTE E SABERES PLURAIS

Os 4 módulos configuram um processo de formação que alinhava o tecido do fazer educativo com os fios da Infância, do Brincante, das Culturas, dos Direitos Humanos, da Cooperação e das Subjetividades Solidárias.

Em todos os módulos compartilharemos um vasto repertório de vivências culturais em muitas linguagens artísticas. A dança, os jogos, a música, a contação de histórias, a poesia, as mandalas, serão a ambiência artística em que nos moveremos durante os módulos do curso. Em cada encontro, um jeito diferente e experimentações novas.

Os saberes fragmentados e disciplinares não dão conta de enfrentar os problemas humanos. “Em nossas escolas nos ensinam a compreender as coisas, mas elas estão separadas, isoladas; não somos ensinados a religá-las e, portanto, a enfrentar nossos problemas fundamentais, globais”. (Edgar Morin). A arte é um jeito de perceber e criar mundos com novidade. A arte dá corpo ao que está em gestação no mundo da vida. “As artes são o meio mais seguro de se esconder do mundo, mas também é o meio mais seguro de unir-se a ele” (Edgar Morin).

A redescoberta da infância como matriz cultural aponta para o significado do acolhimento circular, dos jogos e das rodas brincantes como formas de tecer harmonia em meio ao desastre competitivo dominante. Podemos criar projetos de Educação que valorizem as tradições comunitárias, as riquezas culturais, o saber coletivo, e que disponham as pessoas para o diálogo, a autoria solidária, a criação em comunidade. “O diálogo é o encontro amoroso dos humanos que, mediatizados pelo mundo, o pronunciam, isto é, o transformam, e, transformando-o, o humanizam para a humanização de todos.” (Paulo Freire).

Um alerta para educadores e educadoras em busca de repertório. A diversidade é grande, mas não se trata de receituário de dinâmicas ou da série de jogos, brincadeiras, canções e danças que se encontram nos livros e na internet.

Queremos sempre mergulhar mais fundo, encontrar os tesouros de nós próprios e dos povos. Garimpeiros e garimpeiras da arte, não queremos viver só na superfície, na tranquilidade das certezas, na segurança do já pronto. Vamos em direção à “clara noite rara nos levando além da arrebentação” (Ana Carolina/ Jorge Vercilo), para perder o medo de descobrir quem somos nesta escuridão, para tirar das nossas profundezas a chama que alumeia, para acolher o brilho das estrelas que estão chegando com sabor de infância. E para muito mais.

QUEREMOS COMPARTILHAR/VIVER/FAZER:

  • Momentos terapêuticos.
  • Vivências cooperativas com autoria dialogal.
  • Crescimento da sensibilidade solidária.
  • Abertura para a eco-ternura ambiental.
  • Compromisso com a ação transformadora.
  • Sintonias com o universo e o cotidiano.

VAMOS VIVENCIAR UMA DIVERSIDADE DE LINGUAGENS:

    • Colóquios Pedagógicos
    • Contação de histórias
    • Jogos circulares e cooperativos
    •  Vivências de danças circulares
    •  Diálogos para a ação
    •  Rodas Cantantes/Brincantes

 

Confira aqui a Programação dos Cursos que iremos fornecer em 2019

Você já pode se inscrever aqui no primeiro curso: inscrições abertas!